domingo, 5 de outubro de 2008

The days that never were...

É dia 5 de Outubro de 2008.
Para além de comemorar a Implatação da Primeira República em Portugal, em 1910, gostaria de comemorar outro facto.... e não, não só por ser feriado.
Faz 426 anos que este dia... não existiu! Exacto, leram bem: o dia 5 de Outubro de 1582 não existiu no calendário gregoriano, assim como não existiram os dias que se lhe seguiriam até 15 de Outubro. Passando a explicar: em 1582, o Papa Gregório XIII, aconselhado pelos astrónomos, decretou pela bula Inter Gravissimas que quinta-feira 4 de Outubro de 1582 seria imediatamente seguida de sexta-feira 15 de Outubro para compensar a diferença acumulada ao longo dos séculos entre o calendário juliano e as efemérides astronómicas (atenção ao pormenor: os dias da semana continuaram a sua sequência). Tudo isto porque a medição astronómica dos dias e dos anos (através da rotação e translação da Terra em torno do Sol e de si mesma) não corresponde excatamente a 24 horas e 365 dias respectivamente. Isso fez com que, ao longo dos anos - e mesmo com a definição de anos bissextos -, houvesse um desalinhamento dos dias com as estações e os ciclos.
Esse decreto veio tentar colmatar esse erro. Mas mesmo com a definição actual, de anos bissextos (com 366 dias em vez de 365 - acrescentando esse dia a 29 de Fevereiro) de 4 em 4 anos excepto quando esse ano é um múltiplo de 100 e não múltiplo de 400... Confuso?? Bom, tudo isto faz com que a média de dias por ano seja de 365.2425 dias - o mais aproximado de 365.24210 que é a duração do ano trópico.
Ainda assim há um erro de 0.00031 - mas esse erro representa apenas o desalinhamento de 1 dia após 3000 anos. Muito menos do que no calendário juliano (calendário decretado por Júlio César, que antecedia o actual calendário gregoriano)...... mas, algures no tempo e no espaço haverá de novo a necessidade de "decretar" dias não existentes - mas provavelmente só daqui a 2574 anos. Seja quando for... deve ser, no mínimo, entusiasmante! :D



PS - O tipo deve se ter sentido poderoso! Convenhamos que, embora tivesse tido conselhos de "peritos" e tenha sido em prol de um ordenamento dos dias, das estações, das colheitas, etc., não é qualquer um que pode simplesmente decretar que dias não vão existir.

PS 2 - Sim... vão existir ao longo deste blog entradas sobre factos (ou simplesmente curiosidades) que em nada ajudam a resolver o que seja, mas que adoooooro saber e partilhar :)

Sem comentários: